Ilê Axé Omiojuarô

Mãe Beata de Yemanjá

20 de janeiro de 193127 de maio de 2017

Ações

Ações sociais e projetos que o Ilê Axé proporciona para toda a comunidade de terreiro.

Vídeos

Temos uma coleção de vídeos com diversos assuntos: Depoimentos em homenagem à Mãe Beata, O encanto de Ossain e muito mais

Artigos e Teses

Uma variedade de artigos, teses e materiais de estudo que contribuem para o enriquecimento cultural da comunidade.

GALERIA DE FOTOS

Confira aqui algumas fotos dos nossos fundadores e colaboradores do nosso Terreiro.

Transmitir Saberes é Preservar a Tradição

Visando preservar e manter vivas as tradições de Axé, um dos terreiros de candomblé mais tradicionais do Rio de Janeiro, o Ilê Axé Omiojuarô - a Casa de Mãe Beata de Iemanjá - liderada pelo filho biológico da matriarca desde seu falecimento em 2017, Babá Adailton de Ogun, dá início a um ciclo de oficinas gratuitas nos próximos dias 07 e 09 de setembro.

Oficinas – Alajô: novos paradigmas para uma sociedade sem racismo e violência

O Ilê Axé Omiojuarô está oferecendo um ciclo de oficinas: sobre o Acarajé e a cozinha de terreiro; para crianças que têm interesse em imersão musical e percussão; pessoas que querem aprender sobre o ofício de trancista e a história…

A cultura das tranças afro: um saber ancestral negro-africano

O ato de trançar cabelos permeia quase toda a vida de muitas mulheres negras. As tranças, um ritual ancestral de cuidado e manipulação da capilaridade crespa e cacheada, são na diáspora africana uma das inúmeras formas de sobrevivência econômica, cultural, filosófica e emocional para a população negra.

Festividades

As comemorações dos 37 anos de existência do Ilê Axé Omiojuarô em abril marcam a continuidade do legado de nossa Iyá n’la Beata de Iemanjá.

SOBRE NÓS

Ilê Axé Omiojuarô é um terreiro de Candomblé sediado em Miguel Couto, Nova Iguaçu – RJ. Foi fundado por Mãe Beata de Iemanjá em 20 de abril de 1985, no bairro Miguel Couto em Nova Iguaçu na Baixada Fluminense/RJ. Foi premiado pelo IPHAN em 2015 com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.

Ensinamentos Ancestrais

‘Somos como perfume’

“Terreiros são polos de consciência negra”.

ENTRE EM CONTATO